Oi pessoal! Vim hoje trazer um pouco sobre esse tema. Minha mãe tem intolerância a lactose e acompanhei bem de perto certas dúvidas que aparecem e que muitas vezes não temos à quem perguntar. Começou com um incomodo, inchaço do abdome que insistia em não desaparecer e o médico não apontava nenhum problema. Vendo matérias na tv ela desconfiou e resolver suspender o uso de produtos com lactose, só pra testar. Aí o inchaço foi embora e as suspeitas foram confirmadas!
As dicas que eu vou deixar aqui pra vocês não são dados médicos, até porque não sou médica e seria irresponsabilidade minha colocar esse tipo de coisa aqui no blog. São coisas bem simples mesmo, do dia a dia e que eu espero que possa ajudar muita gente!
Dica 1- Iogurte sem lactose:
É uma questão bem importante, principalmente quando se desenvolve a intolerância ainda quando criança e os pais vão em buscas de soluções para substituir os derivados do leite. Que podemos substituir o leite de vaca por leite de soja muita gente sabe. Mas o que muita gente não sabe, é que podemos fazer iogurte a partir dele!
Já viram aquele "bichinho" que se coloca no leite comum e em algum tempo eles transformam o leite em iogurte natural? Se não vou deixar um link bem interessante no final pra você. Esse "bichinho" se chama Kefir e a boa notícia é que eles também podem ser usados no leite de soja!!!! O kefir até está disponível pra venda, mas o legal mesmo é que existem muuuuitos blogs especializados em repassar os grãos de kefir de graça, de pessoa pra pessoa, você pode conhecer um desses blogs clicando AQUÍ. Existe também o Kefir de água, que não é tão nutritivo quanto o de leite mas que é uma boa saída pras pessoas que não tem como ficar comprando leite de soja. Pra aprender o que é, os benefícios e como preparar o kefir clique AQUI.
Dica 2- Pão francês não tem lactose:
Pode parecer até uma dica boba, mas é uma das primeiras dúvidas que aparecem. Pão francês não leva leite na composição, a menos que o padeiro da padaria que você frequenta tenha resolvido criar uma receita própria ;) Na verdade existem muuuuitas receitas de pães que não levam leite e é muito gostoso fazer pão em casa e sentir o cheirinho de pão no forno inundando a casa. Além do que ao contrário do que as pessoas pensam não é dificil. Se você não faz porque o tablete de fermento biológico estraga muito rápido e não dá muito tempo de usar, fique sabendo que pode optar por comprar o fermento biológico seco. São pequenos grãos e são comuns nos super mercados. São vendidos em sachê (tipo o de gelatina sem sabor) e em potinho (tipo o de fermento comum). Quento a margarina, dá pra substituir por patês ou molhos.
Dica 3- Coma bolos!
Bolos sem leite são extremamente comuns sabia?! O próprio bolo de cenoura original, não leva leite. Só tome cuidado com a calda de cima, essa sim normalmente leva leite ou derivados.
Dica 4- Blogs sem lactose:
De todos os blogs que surgiram de receitas sem lactose recomendo um chamado "Diário de Receitas sem Lactose", você pode chegar até ele clicando AQUI. Acho a autora uma fofa e tem até leite condensado feito de leite de coco, dá pra acreditar?! Vale a pena dar uma olhada.
Dica 5- Se cuide e procure alimentos com cálcio:
Essa é bem clichê neh!! Mas é muito importante principalmente para crianças e pessoas com mais de 40 anos. O cálcio é fundamental e você deve ficar atento a isso e se necessário programar com o seu médico o uso de um suplemento adequado. O corpo processa muito melhor o cálcio de origem animal, mas já é muito bom se tiver uma boa ingestão de outros alimentos ricos em cálcio como espinafre, brócolis, gergelim, linhaça e sardinha.
Alguém aí que conviva com intolerância a lactose ou até mesmo alergia a leite tem dicas pra dar? Deixe aqui nos comentários você pode ajudar outras pessoas! Quais foram as mudanças que fizeram? Como descobriram? Vamos conversar? Grande beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário